Pequeno Príncipe vai auxiliar em ações estratégicas no Paraná na área de biotecnologia em saúde

O Pequeno Príncipe passou a ter representação na construção das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense – Roadmap Biotecnologia 2031. É uma iniciativa do Sistema Fiep, em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que busca definir ações para o desenvolvimento do Estado em diferentes segmentos. Entre eles, na área da saúde. A intenção é reunir especialistas para que, de forma compartilhada, discutam mudanças e tendências da economia, tecnologia e sociedade, a fim de antecipar impactos em âmbito global, nacional e local.

O Complexo será representado pela pesquisadora do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e professora da Faculdades Pequeno Príncipe, doutora Katherine Athayde Teixeira de Carvalho. A profissional – que conta com vasta experiência nas áreas de Neurologia e Pediatria, com mestrado em Neurologia, doutorado em Processos Biotecnológicos e desenvolve estudos com células tronco e seus derivados –, foi convidada para coordenar o grupo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) em Biotecnologia Aplicada à Saúde. “É uma honra participar dessa ação que vai integrar ainda mais a pesquisa no Paraná em busca de novos rumos para a saúde na próxima década”, destaca Katherine.

Para o Pequeno Príncipe, é um orgulho fazer parte dessa iniciativa. “Com uma história centenária, acreditamos que o futuro não é um lugar que estamos indo, mas um lugar que estamos criando. Ficamos muito felizes em integrar este seleto grupo de especialistas de diferentes instituições, líderes e visionários práticos que vão usar das suas expertises para discutir o futuro a partir de ações a curto, médio e longo prazo. É o Pequeno Príncipe colaborando com novos caminhos e colocando a ciência e a inovação em favor da vida e do progresso”, afirma a diretora-geral do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

Neste processo, ao lado da pesquisadora Katherine, estão mais dois especialistas. O professor doutor Alexandre Paschoal, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da UTFPR – campus Cornélio Procópio, que vai atuar para ativar redes de biotecnologia junto às indústrias; e o gerente de Desenvolvimento de Negócios no Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBNP), Lucas Rossetti, que estará responsável por organizar plataforma de recursos facilitando buscas em editais, fomento e mercado. “A ideia é que nós três trabalhemos juntos, cada um coordenando o seu grupo, para depois discutir, trazer ideias e avançar num polo de biotecnologia”, explica a pesquisadora do IPP.

As reuniões de articulação de iniciativas de biotecnologia aplicada à saúde serão sempre nas terceiras quintas-feiras de cada mês. Especialistas interessados em participar dos Grupos de Trabalho podem fazer a inscrição por aqui.

Fonte: https://pequenoprincipe.org.br/noticia/pequeno-principe-vai-auxiliar-em-acoes-estrategicas-no-parana-na-area-de-biotecnologia-em-saude/