Corpo Docente

Christian Boller

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

christian.boller@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – III: Gestão Acadêmica e no Sistema de Saúde.

Resumo

O processo de avaliação acadêmica passou por notáveis mudanças nos últimos anos. Órgãos oficiais como MEC/Inep utilizam, em seus modelos avaliativos, análises estatísticas que fornecem dados mais concretos e mais próximos da realidade. Entre estes, está o uso da Teoria de Resposta ao Item, que permite avaliar o estudante no tocante ao desenvolvimento das competências destacadas nas Diretrizes Curriculares do Curso. Além de ser uma ferramenta de pontuação, permite ao docente avaliar quais os pontos de dificuldade que o discente apresenta, permitindo um ensino personalizado, bem como servir de feedback ao docente no que tange à organização da sua prática pedagógica.

Elaine Rossi Ribeiro

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

elaine.rossi@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade.

Resumo

Estou inserida em 2 linhas de pesquisa: Educação Permanente, Educação continuada e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade, que são ações voltadas à transformação de práticas no trabalho. A outra linha é Gestão Acadêmica e no Sistema Único de Saúde, a qual requer utilização de práticas inovadoras de gestão e um aprofundamento sobre ferramentas diversas para a promoção de um cuidado de saúde mais qualificado e seguro, objetivando o desenvolvimento profissional e aprimoramento de competências voltadas à prática profissional em consonância com o contexto social e institucional onde é empregada. O ensino sobre segurança do paciente e seus pressupostos, além dos conceitos relativos à educação em saúde, em especial a educação permanente e gestão, são assuntos que carecem de aprendizado significativo e eficaz. Ainda faço parte do grupo que estudos sobre Revisões e sou Editora Científica da Revista Espaço para a Saúde.

Gabriela Eyng Possolli

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

gabriela.possolli@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade – III: Gestão Acadêmica e no Sistema de Saúde.

Resumo

No contexto social da complexidade, das biotecnologias e dos direitos humanos emergem temáticas relevantes para o campo de pesquisas das Tecnologias Digitais com ênfase no Ensino das Ciência das Saúde. A partir da minha formação e atuação profissional na área da Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação, atuo em pesquisas que contemplem os seguintes temas: tecnologias educacionais, educação a distância, gamificação, GBL – Game Based Learning, Realidade Virtual e Aumentada, Tecnologias Assistivas, e Criação de Aplicativos para processos educacionais em saúde. Com aderência às linhas de pesquisa do PECS: 1- Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde; 2- Educação Permanente, Educação Continuada e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade, tendo orientado profissionais de saúde e de áreas afins com formações diversas que tenham interesse em pesquisas que envolvam: elaboração de produtos educacionais digitais para ensino em saúde, educação inclusiva, direitos humanos, biotecnologia e transumanismo, currículo e avaliação em educação a distância ou híbrida, educação continuada/permanente com apoio de mídias e plataformas digitais.

Gerson Alves Pereira Júnior

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333 Bairro Rebouças CEP: 80230-020 Curitiba/PR

Contato

gerson.pereira@professor.fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde;

Resumo

Possui graduação pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1991), Mestrado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (2002) com o estudo sobre a ?Avaliação do trauma renal: dados demográficos e o papel da tomografia computadorizada como exame de escolha no diagnóstico e tratamento? e Doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (2006) com a tese sobre a ?Avaliação Clínica, Morfológica e Funcional Tardia dos pacientes com trauma renal submetidos ao tratamento não operatório?. É especialista em Cirurgia Geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Geral (CBC), em Cirurgia Digestiva pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e em Medicina de Emergência (ABRAMEDE). É instrutor do Advanced Trauma Life Support (ATLS) pelo American College of Surgeons (ACS) e do Definitive Surgical Trauma Care Course (DSTC) da International Association for Trauma Surgery and Intensive Care (IATSIC). Foi Médico Assistente da Unidade de Terapia Intensiva (1997-2003) e da Cirurgia de Urgência e do Trauma (2004-2012) da Unidade de Emergência da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é docente de Cirurgia de Urgência e do Trauma do Curso de Medicina da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. Tem experiência profissional e acadêmica nas seguintes áreas: Cirurgia Geral, do Trauma e de Emergências, Terapia Intensiva; Atendimento ao traumatizado (pré e intra-hospitalar) e Educação Médica. Tem atuação, principalmente, nos seguintes temas: Cirurgia do Trauma e de Urgência, Trauma renal, Emergências Médicas, Índices de Trauma, Terapia Intensiva, Técnica Cirúrgica, Laboratório de Habilidades, Educação Médica, Gestão Acadêmica, Gestão Clínica, Internato Médico, Simulação clínica e interprofissional. É membro da Comissão Assessora de Avaliação da Formação Médica (CAAFM – REVALIDA) do Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Membro da Diretoria Executiva Nacional da Rede Brasileira de Cooperação em Emergências (RBCE), Membro da Comissão de Ensino e do Título de Especialista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e Diretor do Departamento de Educação Médica do Capítulo de São Paulo do CBC. É coordenador dos Programas de Ensino de Urgência e de Simulação da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). É editor chefe da Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Ivete Palmira Sanson Zagonel

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

ivete.zagonel@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde.

Resumo

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1976), especialista em Metodologias Ativas do Ensino Superior na Área de Saúde (2012), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1985) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professor titular da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). Professora aposentada da UFPR. Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em Cuidado Humano e na área de Ensino nas Ciências da Saúde. Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia heideggeriana, cuidado de enfermagem, transição, adolescência, puerpério, fenomenologia, enfermagem obstétrica, ginecológica, pediátrica e ensino na saúde. Linha de pesquisa: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde; pesquisa qualitativa. Atua como docente no Programa de Ensino nas Ciências da Saúde da FPP. Avaliador de curso e institucional do INEP. Diretora Acadêmica da FPP. Membro do Grupo de Estudos PENSA (Pesquisa em Ensino nas Ciências da Saúde).

Izabel Cristina Meister Coelho

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

izabel.coelho@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade – III: Gestão Acadêmica e no Sistema de Saúde.

Resumo

A formação dos profissionais de saúde e a Cirurgia Pediátrica, ambos no complexo Pequeno Príncipe, têm sido meu local de atuação profissional e de pesquisa. Meu foco de pesquisa tem sido inovações em Currículo, processos de Ensino e Aprendizagem (EA) e Avaliação na graduação e Pós-graduação com principal enfoque em metodologias ativas de EA, Entrustable Professional Activities(EPA), desenvolvimento e validação de instrumentos e materiais para ensino e para planejamento cirúrgico, Liderança e Profissionalismo. Atuo também nas outras duas linhas do Programa de forma interdisciplinar na construção de projetos.

Juliano Mendes de Souza

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

juliano.souza@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde.

Resumo

Direciono minhas pesquisas para o entendimento do comportamento e da efetividade dos processos de avaliação do ensino e aprendizagem, tanto na visão discente quanto na docente e institucional. Busco também compreender a forma como o ensino dos profissionais de saúde está presente nos ambientes de trabalho, as interrelações entre os estudantes e os profissionais de saúde, e como as organizações podem contribuir para o ensino, tanto dos estudantes em formação quanto dos profissionais. Também pesquiso novas metodologias, tecnologias e processos de aprendizagem que possam otimizar o engajamento dos estudantes e direcionar para maior impacto na prática profissional dentro dos sistemas de saúde.

Leide da Conceição Sanches

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

leide.sanches@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade.

Resumo

O Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde é voltado para o desenvolvimento de processos pedagógicos adequados à realidade e condizentes com a complexidade das ações em saúde. Tanto na linha de pesquisa Educação Permanente, Educação Continuada e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade quanto na de currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde, investigamos a atenção do ensino em saúde para o acesso em saúde a populações não hegemônicas e invisibilizadas, cujas pesquisas são voltadas para o desvelamento da realidade social em busca de práticas e políticas mais inclusivas em saúde, a partir do ensino em saúde. Em ambas as linhas os mestrandos terão oportunidade de aprender o método científico, trabalhar em equipe, redigir artigos científicos, participar de eventos e desenvolver um raciocínio científico. Priorizo pesquisas com abordagem qualitativa.

Mara Lúcia Cordeiro

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

mara.cordeiro@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade.

Resumo

A Neurociência integra conhecimentos de várias áreas da saúde para compreender o funcionamento do cérebro tanto na condição saudável como na patológica. Na linha de pesquisa Neurociências Aplicada à Saúde Mental e Doenças Neuropediátricas investigamos todos os aspectos relacionados à saúde mental e doenças neurológicas pediátricas utilizando e integrando dados científicos das avaliações cognitivas, comportamentais, neuroquímicas, genéticas e biológicas. As patologias em investigação incluem: TDAH, autismo, depressão, transtornos da aprendizagem, e doenças raras neuropediátricas. Alunos interessados de várias áreas da saúde podem realizar pesquisas nesta linha, tais como: psicólogos, pedagogos, neuropediatras e psiquiatras. Nesta linha de pesquisa, os alunos terão oportunidade de aprender o método científico, trabalhar em equipe, redigir artigos científicos, participar de eventos e desenvolver um raciocínio científico.
Neuroscience integrates knowledge from various areas of health to understand the functioning of the brain in both the healthy and pathological conditions. In the line of research Neurosciences Applied to Mental Health and Neuropediatric Diseases we investigate all aspects related to mental health and pediatric neurological diseases using and integrating scientific data from cognitive, behavioral, neurochemical, genetic and biological evaluations. Pathologies under investigation include: ADHD, autism, depression, learning disorders, and rare neuropediatric diseases. Students interested from various health areas can conduct research in this line, such as psychologists, pedagogues, neuropediatricians and psychiatrists. In this line of research, students will have the opportunity to learn the scientific method, work as a team, write scientific articles, participate in events and develop scientific reasoning.
La neurociencia integra el conocimiento de diversas áreas de la salud para entender el funcionamiento del cerebro tanto en las condiciones sanas como patológicas. En la línea de investigación “Neurociencias Aplicadas a la Salud Mental y Enfermedades Neuropediátricas” investigamos todos los aspectos relacionados con la salud mental y las enfermedades neurológicas pediátricas utilizando e integrando datos científicos de evaluaciones cognitivas, conductuales, neuroquímicas, genéticas y biológicas. Las patologías que se están investigando incluyen: TDAH, autismo, depresión, trastornos del aprendizaje y enfermedades neuropediátricas raras. Los estudiantes interesados de diversas áreas de salud pueden llevar a cabo investigaciones en esta línea, como psicólogos, pedagogos, neuropediatras y psiquiatras. En esta línea de investigación, los estudiantes tendrán la oportunidad de aprender el método científico, trabajar en equipo, escribir artículos científicos, participar en eventos y desarrollar razonamiento científico.

Márcio José de Almeida

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

marcio.almeida@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

III: Gestão Acadêmica e no Sistema de Saúde.

Resumo

Como professor, pesquisador e médico da área de saúde coletiva, a educação dos profissionais de saúde faz parte do meu principal campo de atuação profissional: Política, Planejamento e Gestão. Com os alunos e demais professores do PECS identificamos temas de pesquisas cujos processos e resultados apoiam mudanças na academia e no sistema de saúde. A “Gestão Acadêmica e no SUS” emergiu como linha de pesquisa voltada a objetos de estudo tradicionais como o planejamento estratégico, a gestão de recursos humanos e a organização de serviços, entre outros. Recentemente surgiram novas temáticas como o profissionalismo, a gestão de carreira, os cuidados paliativos, a avaliação de novas tecnologias e a autonomia do paciente. Por serem temas interdisciplinares, os profissionais das diversas áreas de formação são bem-vindos para participar do seu desenvolvimento.

Maria Cecília Da Lozzo Garbelini

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

maria.garbelini@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade.

Resumo

Linha de Pesquisa: I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade. Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar e refletir sobre o processo de educação na prática profissional. Serão acolhidas e estimuladas as pesquisas voltadas aos processos de mobilização das potencialidades dos profissionais de saúde e análise das estratégias de formação continuada e permanente e implantação de práticas educativas tanto nos serviços de saúde quanto no contexto acadêmico. Fazem parte dos elementos estruturantes dessa linha de pesquisa, as reflexões dos processos pedagógicos individuais e coletivos para o desenvolvimento de trabalhadores, com ênfase na análise de impactos nos modelos de atenção à saúde, nas práticas profissionais e suas consequências e na própria organização, com ênfase na interprofissionalidade, autonomia e segurança do paciente. Serão consideradas as influências dos espaços formativos de prática e a exposição ao cotidiano profissional na geração de inovações curriculares dentro das instituições formadoras como alvo de produção de conhecimentos, além da análise das políticas de educação e saúde com ênfase nos processos formadores em serviço.

Maria Rosa Machado Prado

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

maria.prado@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade.

Resumo

Atualmente existem diversas inovações no ensino e a avaliação dos cursos na área da saúde e o uso de ferramentas avaliativas propiciam vasto campo para a pesquisa e é neste cenário que os meus projetos de pesquisa são realizados como o desenvolvimento e validação de instrumentos para avaliação do desempenho acadêmico, jogos digitais e avaliação dos cursos. Outra temática pesquisada é o desenvolvimento de materiais didáticos para a inclusão nos cursos da área da saúde, visto que existem necessidades para o ensino inclusivo em todos os sentidos e estes projetos desenvolvidos pelo meu grupo possuem como objetivo promover a formação profissional desejada pelos alunos com necessidades educacionais especiais.

Patricia Maria Forte Rauli

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

patricia.rauli@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade – III: Gestão Acadêmica e no Sistema de Saúde.

Resumo

1) O foco principal da minha pesquisa é o estudo das dimensões humanitárias no ensino em saúde, com ênfase na bioética e na inclusão. Os projetos buscam aprofundar a bioética numa perspectiva ampliada, considerando aspectos emergentes e persistentes, que perpassam dimensões sociais, ambientais, saúde, educação, direitos humanos, entre outros. Compreendendo a educação inclusiva como ação política, cultural, social e pedagógica, busca-se, ainda, promover o aprofundamento de estudos que possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. 2) Os projetos de pesquisa buscam subsidiar os estudantes na proposição de reflexões e práticas transformadoras no contexto do ensino em saúde e na educação. As investigações abordam temas relacionados à: epistemologia; mudanças paradigmáticas no contexto da saúde e da educação; teoria da complexidade e seus impactos no ensino em saúde; ética e educação; bioética nas perspectivas clínicas, sociais e globais; inclusão como prática social; inclusão no contexto do ensino superior, entre outros. 3) Os projetos permitem desenvolver o raciocínio científico, além de desenvolver competências teóricas e metodológicas que impactam o ensino em saúde, numa perspectiva ampla e humanista. Alunos das diversas áreas da saúde e da educação são bem-vindos.

Roberto Zonato Esteves

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

roberto.esteves@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade.

Resumo

Meu foco na pesquisa em Ensino na Saúde é em Educação baseada em competências e em Educação interprofissional. Os projetos desenvolvidos visam entender como o processo de ensino-aprendizagem ocorre para desenvolver as competências esperadas durante e após a graduação e, também, como podemos avaliar se isto é alcançado. Como estas questões são comuns a todas as profissões da saúde, a linha de pesquisa comporta candidatos de várias profissões.

Rosiane Guetter Mello

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

rosiane.mello@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade – III: Gestão Acadêmica e no Sistema de Saúde.

Resumo

Diante das transformações na área da educação nas últimas décadas, observa-se no ensino nas ciências da saúde uma preocupação com o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem que permitam uma educação global, experiencial e colaborativa. Desta forma, os objetivos dos projetos desenvolvidos são relacionados à Educação Interprofissional e as metodologias ativas de ensino em Simulação Clínica e CBCL (Case Based Collaborative Learning). Cabe ressaltar, que os avanços tecnológicos e ocasionados por um mundo globalizado, trouxeram algumas sobrecargas de trabalho. Na área da saúde as jornadas extensas dificultam as ações de autocuidados dos profissionais. Assim, outro objetivo dos projetos desenvolvidos é estudar sobre qualidade de vida. Por se tratar de áreas interdisciplinares, os projetos poderão ser desenvolvidos por profissionais de diferentes áreas de formação.

Suely Grosseman

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

suely.grosseman@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde.

Resumo

Estudo como a comunicação tem sido ensinada e praticada na graduação, pós-graduação e no cotidiano da atuação dos profissionais de saúde. Na interface com a comunicação, estudo a saúde mental dos atores sociais envolvidos na formação ou que atuam na saúde, as estratégias desenvolvidas por eles e pelas instituições responsáveis por sua formação ou atuação para prevenir, atenuar ou tratar seus agravos, e sua associação com aspectos da comunicação e do profissionalismo, entre eles a empatia. Coordeno também um projeto de comunicação vinculado à Associação Brasileira de Educação Médica. Também tenho estudado a distribuição de diversos conteúdos dos cursos de medicina no Brasil, já tendo publicado os achados sobre o conteúdo de pediatria, de cirurgia e de saúde coletiva. Atualmente, estou investigando os conteúdos relacionados à semiologia, pesquisa científica e anatomia. Estes temas fazem parte da linha de pesquisa “currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde” do Mestrado no Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe. Além desta linha de pesquisa, estudo o aleitamento materno na área da investigação clínica.

William Augusto Gomes de Oliveira Bellani

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

william.bellani@professor.fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde. III: Gestão Acadêmica e no Sistema de Saúde.

Resumo

Sou cirurgião dentista, gestor, professor e pesquisador. Tive a oportunidade de fazer parte das esferas municipal, estadual e federal nas áreas de assistência, gestão e educação na saúde. Com olhar multidisciplinar e integral, procuro fazer ciência que transforme a realidade na rede de atenção à saúde e na formação em saúde.