Corpo Docente

Christian Boller

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

christian.boller@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – III: Gestão Acadêmica e no Sistema de Saúde.

Resumo

Possui graduação em Farmácia Industrial e Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná (2003) e é licenciando em Filosofia pela FAE Centro Universitário (2018). Possui especialização em Farmácia Hospitalar e Clínica (FPP, 2008), Metodologias Ativas no Ensino Superior (FPP, 2012) e Desenvolvimento Humano de Gestores (FGV, 2017). Tem mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (2005) e doutorado em Biotenologia Aplicada a Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdades Pequeno Príncipe (2013). Atualmente é coordenador do Curso de Farmácia das Faculdades Pequeno Príncipe onde atua como docente nos Cursos de Graduação, Especialização/Residência e Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe.

Elaine Rossi Ribeiro

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

elaine.rossi@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade.

Resumo

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (1978), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1998), mestrado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2004) e doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2006). Diretora Acadêmica da Faculdade Evangélica do Paraná por 6 anos. Exerceu a superintendência técnica do Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba – IMAP, tendo sido Diretora da Escola de Administração Pública -da Prefeitura de Curitiba. É docente de vários cursos de pós graduação nas áreas de Ensino, Educação permanente, Planejamento, Gestão, Liderança, Avaliação e Segurança do Paciente. Tem experiência na área de Gestão e Educação, com ênfase em liderança e avaliação. Foi diretora acadêmica do Instituto de Ensino e Pesquisa da Feaes. Atualmente é docente e pesquisadora da Faculdade Pequeno Príncipe em Curitiba, e do Programa de Pós Graduação Strictu Sensu – Ensino nas Ciências da Saúde. Participante do Grupo de Pesquisa PENSA. e editora chefe da Revista Espaço para Saúde.

Gabriela Eyng Possolli

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

gabriela.possolli@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade – III: Gestão Acadêmica e no Sistema de Saúde.

Resumo

Doutora em Educação pela UFPR, linha de Políticas e Gestão da Educação Superior (2012); Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007). Especialista em Comunicação e Semiótica: teoria e crítica da sociedade da informação (2005). Graduada em Pedagogia (2006) e Bacharel em Análise de Sistemas (2003). Atualmente é docente do Programa de Ensino nas Ciências da Saúde e Coordenadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais na Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) e professora do curso de Pedagogia da FAEL. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Realidade Virtual e Game Based Learning aplicada a práticas terapeuticas, educação e saúde (financiamento da Fundação Araucária). Tem experiência em Educação nas áreas de Docência, Gestão e Pesquisa, com ênfase em Tecnologias Educacionais e Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação; educação a distância; educação corporativa; políticas educacionais; gestão de instituições de ensino superior; mudanças no mundo do trabalho e educação. Trabalhou como professora no curso de Pedagogia da Universidade Positivo. No Grupo Uninter, coordenou ações de Educação Corporativa, atuou como capacitadora de docentes, coordenou um grupo de iniciação científica e foi professora e tutora em diversas disciplinas em MBAs da área Empresarial e Educacional.

Ivete Palmira Sanson Zagonel

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

ivete.zagonel@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde.

Resumo

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1976), especialista em Metodologias Ativas do Ensino Superior na Área de Saúde (2012), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1985) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professor titular da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). Professora aposentada da UFPR. Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em Cuidado Humano e na área de Ensino nas Ciências da Saúde. Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia heideggeriana, cuidado de enfermagem, transição, adolescência, puerpério, fenomenologia, enfermagem obstétrica, ginecológica, pediátrica e ensino na saúde. Linha de pesquisa: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde; pesquisa qualitativa. Atua como docente no Programa de Ensino nas Ciências da Saúde da FPP. Avaliador de curso e institucional do INEP. Diretora Acadêmica da FPP. Membro do Grupo de Estudos PENSA (Pesquisa em Ensino nas Ciências da Saúde).

Izabel Cristina Meister Coelho

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

izabel.coelho@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade – III: Gestão Acadêmica e no Sistema de Saúde.

Resumo

É médica pela Universidade Federal do Paraná (1989) com Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade Federal do Paraná (1992) e Cirurgia Pediátrica no Complexo Hospitalar Pequeno Príncipe (1995). Mestre em Clínica Cirúrgica (1999) e Doutora em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (2003), recebendo com sua tese prêmio de pesquisa pela American Society of Parenteral and Enteral Nutrition (ASPEN) em 2004. Observership no Serviço de Transplante Multivisceral e Hepático, Division of Transplantation, University of Miami (2001). Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde promovido pelo MS/FIOCRUZ/Rede UNIDA (2006) e em Educação para Profissionais da Área de Saúde pela UFC/FAIMER BRASIL (2010). É cirurgiã pediátrica no Hospital Pequeno Príncipe (desde 2000) e no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (desde 2004). Professora do curso de Medicina desde 1998, foi coordenadora do Internato de Medicina (2004-2205) e coordenadora do curso de Medicina da Faculdade Evangélica do Paraná (2005-2009) em Curitiba. Professora convidada da ENSP/FIOCRUZ, atuou como Tutora na Formação Superior de Profissionais de Saúde (2006/2011). Em 2010/11 atuou como Diretora Técnica do Hospital Municipal, Coordenadora de Educação em Saúde e Secretária Municipal de Saúde de São José dos Pinhais. Atualmente coordena o Curso de Medicina e o Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino nas Ciências da Saúde nas Faculdades Pequeno Príncipe.

Juliano Mendes de Souza

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

juliano.souza@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde.

Resumo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Mestrado e Doutorado em Clínica Cirúrgica pela UFPR. Especialista em Cirurgia Torácica e Cardiovascular pela UFPR. Preceptorship in Minimally Invasive Thoracic Surgery pelo Cedars-Sinai Medical Center em Los Angeles-CA. Fellow FAIMER em Educação para Profissionais da Saúde. Atualmente é Chefe do Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Professor Titular, da pós-graduação (mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde) da Faculdades Pequeno Príncipe e médico do corpo clínico dos Hospitais Nossa Senhora das Graças, VITA Batel e Santa Cruz. Tem atuação principalmente em Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva (VATS) e uniportal para tratamento do câncer de pulmão, doenças pulmonares intersticiais, tumores de mediastino, hiperidrose, deformidades torácicas, educação em saúde e pesquisa clínica.

Leide da Conceição Sanches

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

leide.sanches@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade.

Resumo

Possui Doutorado e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, Graduação em Ciências Sociais (1993) e Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998). Tem experiência na área de Sociologia com interesse em Sociologia e Antropologia da Saúde. Atualmente é professora permanente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde e de Sociologia e Antropologia Aplicadas à Saúde na Faculdades Pequeno Príncipe,é membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde da Universidade Federal do Paraná desde 2008, é membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Faculdades Pequeno Príncipe, é professora visitante do ISFIT em Timor Leste.

Mara Lúcia Cordeiro

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

mara.cordeiro@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade.

Resumo

BACHAREL (B.S.) em NEUROCIÊNCIA pela UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA LOS ANGELES (UCLA), EUA, graduação (AA) em CIÊNCIA – Glendale Community College, DOUTORADO (Ph.D.) em MEDICINA MOLECULAR E FARMACOLOGIA com concentração em genética molecular dos Transtornos Mentais (Transtorno Bipolar) pela UCLA. POS-DOUTORA em NEUROBIOLOGIA CELULAR no BRAIN RESEARCH INSTITUTE da UCLA. Recebeu varias bolsas de estudo nos Estados Unidos, entre elas fellowship do National Institute of Health para post-doutorado. Foi membro do College Honors da UCLA, graduando MAGNA CUM LAUDE e com Highest Honors em Neurociencias. É co-fundadora, Diretora de Relações Institucionais, e Coordenadora de pesquisas em Neurociências Aplicada a Saúde Mental, Educação, e Doenças Neurodegenerativs de Crianças e Adolescentes do INSTITUTO DE PESQUISA PELÉ PEQUENO PRÍNCIPE em Curitiba, Brasil. Professora Orientadora de Mestrado e Doutorado da Faculdades Pequeno Príncipe dos Programa de Biotecnologia Aplicada a Saúde da Criança e do Adolescente, e do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saude. Atualmente também é Professora Assistente Adjunta do Departamento de Psiquiatria e Ciências Biocomportamentais da Escola de Medicina David Geffen da UCLA, EUA. Cientista Pesquisadora do Semel Institute for Neurocience da UCLA, atuando principalmente nos seguintes temas: psicológicos, neurológicos, genéticos, neuroquimicos, mecanismos moleculares, celulares e farmacológicos dos Transtornos Mentais em crianças e adolescente como ênfase em: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), Transtorno Bipolar, Transtornos da Aprendizagem, Transtorno de Depressão, Transtorno Bipolar, e Autismo. Também atua na linha de pesquisa de doenças raras, com co-autoria em vários artigos no tema. Já orientou 3 doutorados, 10 mestrados e mais de 60 iniciações cientificas, conta com co-autoria de 2 livros e diversos artigos internacionais nos temas. Tendo também recebido vários prêmios internacionais como Young Investigator Award da Elsevier e eleita ao Golden Key Honor Society nos Estados Unidos, do qual também são membros o premio Nobel da Paz, Desmond Tutu e os ex-presidentes norte americanos Bill Clinton e Ronald Reagan.

Márcio José de Almeida

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

marcio.almeida@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

III: Gestão Acadêmica e no Sistema de Saúde.

Resumo

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (1973), mestrado em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é pesquisador docente das Faculdades Pequeno Príncipe do Paraná. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas, Planejamento e Gestão de Saúde e em Recursos Humanos em Saúde, atuando principalmente nos temas: educação médica e formação de profissionais de saúde.

Maria Cecília Da Lozzo Garbelini

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

maria.garbelini@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade.

Resumo

Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professora da Graduação e do Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, atuando principalmente nos seguintes temas: embrião, célula endotelial, Educação em Saúde. Membro do Grupo de Estudos PENSA (Pesquisa em Ensino nas Ciências da Saúde).

Maria Rosa Machado Prado

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

maria.prado@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade.

Resumo

Possui graduação em Farmácia Bioquímica e Indústria pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1996) e mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná (2001), Doutorado em Processos biotecnológicos na Universidade Federal do Paraná (2014). Tem experiência na área de Processos Biotecnológicos, com ênfase em Microbiologia Industrial Aplicada, atuando como pesquisadora principalmente nos seguintes temas: microbiologia industrial, desenvolvimento de produtos fermentados com probióticos, indústria de cosméticos, estudo de polissacarídeos obtidos por fermentação, atividade biológica. Atua como professora na Graduação dos cursos de Farmácia e Biomedicina das Faculdade Pequeno Príncipe e no Stricto Sensu como orientadora e pesquisadora no programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe com projetos na área de inclusão, avaliação de cursos e desenvolvimento de instrumentos avaliativos. Membro do Comitê de Ética e avaliador de projetos da Fundação Araucária do estado do Paraná.

Patricia Maria Forte Rauli

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

patricia.rauli@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade – III: Gestão Acadêmica e no Sistema de Saúde.

Resumo

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Mestre em Educação pela PUCPR (2009). Doutora Honoris Causa em Filosofia da Educação e Embaixadora da Paz pela ODAEE (2017). Especialista em Administração pela UNIFAE (2007). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1989) . Diretora Geral das Faculdades Pequeno Príncipe, Presidente do Conselho Superior de Administração da Instituição, Presidente do colegiado do Programa de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente das Faculdades Pequeno Príncipe. Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética- Regional Paraná (gestão 2017-2019).

Roberto Zonato Esteves

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

roberto.esteves@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade.

Resumo

Graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1987); Aggrégation à l’enseignement supérieur de Medecine (1991-1993) pela Université Libre de Bruxelles; Mestrado em Medicina (Endocrinologia Clínica – 1993) e Doutorado em Medicina (Endocrinologia Clínica – 1997) pela Universidade Federal de São Paulo; Pós-doutorado (Biologia Celular e Fisiologia Endócrinas – 1997-1998) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor Associado “C” e professor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em urgência e Emergência da Universidade Estadual de Maringá. Exerceu o cargo de Coordenador do Curso de Medicina da UEM nos mandatos de 2008-2012 e 2016-2020. Atualmente é Professor do Mestrado Acadêmico em Ensino nas Ciências da Saúde e pesquisador das Faculdades Pequeno Príncipe. Exerceu a Diretoria Regional ( Regional Sul II) da Associação Brasileira de Educação Médica no período de 2010 a 2012. Foi diretor-tesoureiro do Inesco nos mandatos de 2013-2020. Atuou em várias ocasiões como consultor dos Ministérios da Saúde e da Educação. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Educação Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino na saúde, currículo, educação interprofissional, saúde coletiva, deficiência em iodo e doenças da tiróide.

Rosana Alves

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

rosana.alves@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde.

Resumo

Coordenadora do Curso da Faculdade de Medicina de Itajubá. Professora do Mestrado em Ensino das Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe. Médica (UFRJ, 1988), Pediatra (IPPMG-UFRJ, 1991), Mestre em Pediatria (IPPMG-UFRJ, 1997), Doutora em Pesquisa Clínica (UFRJ, 2004) e Pós-doutora em Ensino em Saúde (Unicamp, 2015). Com Cursos de Especialização em Pneumologia Infantil (IPPMG-UFRJ, 1991; Habilitação SBP, 1995), em Pneumologia Sanitária (ENSP, 2001) e em Educação das Profissões da Saúde (UFC, 2014) em parceria com a FAIMER – Foudation for Advancement of International Medical Education and Research (Fellow, 2013), docente do Programa desde 2015. Atualmente é Membro da Comissão de Avaliação das Escolas da Área da Saúde (CAES), Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Desenvolvimento de Competência Pedagógica de Preceptores (Projeto Preceptores) e Membro da Comissão assessora do Revalida (INEP/MEC). Foi Diretora da Regional RJ/ES da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), em três mandatos, último 2018/2019. Participou como membro da Comissão de Ensino Médico do Conselho Federal de Medicina 2016/2019 e como Conselheira do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo 2015/2019.

Rosiane Guetter Mello

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

rosiane.mello@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade – III: Gestão Acadêmica e no Sistema de Saúde.

Resumo

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestrado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Ciências (Bioquímica) pela UFPR (2005). Atualmente é Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdades Pequeno Príncipe – FPP. Professora das disciplinas de Bioquímica e Farmacologia e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente, no qual desempenha a atividade de Vice-coordenadora e pesquisadora permanente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde. Tem trabalhos publicados na área de Bioquímica, Farmacologia e Ensino.

Suely Grosseman

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

suely.grosseman@fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde.

Resumo

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Mother and Child Health – University of London (1989) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Cursou o programa de desenvolvimento docente para educadores médicos do Instituto Regional de Educação Médica FAIMER Brasil de 2008 a 2010 e continua envolvida com o programa como facilitadora nacional. Realizou seu Põs-doutorado (agosto de 2011 a 31 de julho de 2012) na Drexel University College of Medicine (Filadélfia), no qual co-facilitou as aulas em habilidades de comunicação junto com o Professor Dennis Novack e desenvolveu projetos de pesquisa sobre comunicação com sua equipe e também com Prof. Mohammadreza Hojat da Jefferson Medical College, as Profas Debra Roter e Susan Larson da John Hopkins Bloomberg School of Public Health e com Prof. Stewart Mennin (à dsitäncia). Aposentou-se como professora associada do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de Santa Catarina em 2016, e continua atuando como professora voluntária na graduação, ministrando aulas de habilidades de comunicação e orientando trabalhos de conclusão científica e no Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PPGCM) ensinando Metodologia do Ensino Superior e orientando projetos de pesquisa. Desde julho de 2018, é professora do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba (Paraná). Na pesquisa, trabalha com os métodos quantitativo e qualitativo e suas linhas de pesquisa são: educação para profissões da saúde, avaliação discente, bem-estar e qualidade de vida do estudante e do professor, comunicação na área da saúde, e na pediatria, aleitamento materno. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa (NEPEME), reconhecido pela UFSC e CNPq, institiuído em março de 2008. Em outubro de 2017, graduou-se como professora da American Academy on Communication in Healthcare (EUA). Foi diretora secretária da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) de 2018-2020.