Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente se dedica a estudos nas seguintes áreas:

I. Doenças Complexas e Oncogenética

Estudo de doenças causadas pela combinação de fatores genéticos, ambientais e estilo de vida.  Assim como, aconselhamento e estimativas de risco genético oncológico.

II. Estudos Epidemiológicos, Clínicos e Educacionais

Estudos relacionados aos determinantes dos processos de saúde-doença e estudos de intervenções preventivas, terapêuticas e reabilitadoras em determinadas doenças.  Contempla ainda, estudos sobre o ensino da área da saúde com destaque as dimensões metodológicas e de desenvolvimento curricular dos cursos de graduação e pós-graduação da área da saúde.

III. Imaginologia, Proteção Radiológica e Radioterapia

Estudos de diagnósticos por imagens, equipamentos de radioproteção e radiofármacos.

IV. Medicina Molecular e Bioinformática

Estudos envolvendo Biologia Molecular e Genômica para investigar anormalidades moleculares e caracterizar e quantificar processos biológicos, normais ou não.

V. Microbiologia e Doenças Infecciosas

Estudos envolvendo o diagnóstico, epidemiologia e pesquisas aplicadas às doenças relacionadas a microrganismos (vírus, bactérias, fungos e protozoários).

VI. Neurociências

Estudos relacionados à neurociência, neurologia, saúde mental e psiquiatria.

VII. Terapia Celular e Farmacológica

Pesquisas relacionadas com terapia celular e avaliação dos efeitos de fármacos e novos agentes terapêuticos, associados ou não à nanobiotecnologia, para o tratamento de doenças.