Histórico do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente reforça o compromisso do Complexo Pequeno Príncipe em promover a sinergia entre a assistência, o ensino e a pesquisa. Em 2007 foi credenciado na avaliação promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Medicina 2, Capes), do Ministério da Educação. O conceito é 4.

O programa, oferecido pela Faculdades Pequeno Príncipe na modalidade Stricto sensu (Mestrado e Doutorado), tem docentes e colaboradores que são pesquisadores do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. Os trabalhos desenvolvidos têm por objetivo formar docentes, pesquisadores e combater a mortalidade infantojuvenil, além de produzir conhecimento com ênfase em doenças complexas da infância e da adolescência nas mais de 30 especialidades oferecidas no Hospital Pequeno Príncipe.

Nestes 101 anos de atividades, o Hospital Pequeno Príncipe foi habilitado, em outubro de 2016, pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Doenças Raras e umas das doenças raras foi geneticamente mapeada em quase todos os municípios do Paraná e Santa Catarina com mais de 330 exames de DNA em recém-nascidos e familiares.

A exemplo do que já ocorre em países com elevados indicadores de saúde, o Complexo Pequeno Príncipe articula, através de suas unidades educacional e de pesquisa, a produção das melhores práticas de assistência com a disseminação do conhecimento, por meio dos programas de ensino, e a busca de novas práticas, através da pesquisa. Dessa forma, compartilha com a sociedade brasileira o compromisso de trabalhar em prol da saúde e da melhoria da qualidade de vida da população.

Credenciado como Hospital de Ensino nos anos 90, o Pequeno Príncipe alia o tratamento e atendimento humanizado com a excelência técnico-científica. Sem perder o foco na inovação e na formação de novos profissionais da saúde, coloca a educação e a ciência em busca de novos diagnósticos, tratamentos, prevenção e cura de doenças complexas.

A Faculdades Pequeno Príncipe é referência em educação na área da saúde há mais de uma década. Apadrinhado pelo maior jogador de futebol de todos os tempos, há 14 anos o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe se dedica à busca de melhores condições de saúde para crianças e adolescentes de todo Brasil.

A história do Complexo Pequeno Príncipe começou em 1919, quando a Cruz Vermelha iniciou o atendimento de saúde às crianças do Paraná. No ano seguinte, começou a construção do Hospital de Crianças, que mais tarde passou a ser chamado de Hospital de Crianças César Pernetta, em homenagem ao grande pediatra paranaense que atuou na instituição.

Já em 1930, o Complexo se preocupava com a capacitação das pessoas para o cuidado com a saúde. Foi inaugurada naquele ano a Escola de Mãezinhas e a Escola de Enfermeiras. Em 1935, a Cruz Vermelha cedeu o hospital para a Faculdade de Medicina do Paraná.

Hoje, o Complexo Pequeno Príncipe conta com o maior hospital exclusivamente pediátrico do sul do Brasil e o que oferece o maior número de especialidades no país. É referência no tratamento de alta e média complexidade, além de destinar cerca de 70% de sua capacidade para o Sistema Único de Saúde (SUS). 

Em 2003 a unidade de ensino do Complexo Pequeno Príncipe foi inaugurada, o Instituto de Ensino Superior Pequeno Príncipe, hoje a Faculdades Pequeno Príncipe. Em 2006 foi criado o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, institucionalizando os três pilares do Complexo Pequeno Príncipe: Assistência, Ensino e Pesquisa.